domingo, 18 de abril de 2010

Posse Responsável

Como cuidar de um animal com responsabilidade


Alimente-o de forma correta, com ração de qualidade ou alimentação caseira balanceada. Mantenha água fresca sempre à disposição.


Dê-lhe um local adequado para viver. Nunca deixe-o ao relento. Se ele for ficar no quintal, providence um abrigo contra o calor, frio e chuva. Jamais deixe seu animal acorrentado.


Vacine-o anualmente. Todo animal deve ser vacinado quando filhote, e o reforço da vacinação deve ser dado anualmente.


Leve-o ao veterinário sempre que for preciso, para orientação, vacinação, ou se o animal

apresentar qualquer sintoma de doença. Nunca ignore nenhum problema, pois ele pode estar sofrendo.


Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem

possa conter o animal. Ao passear, recolha as fezes de seu cão das ruas, calçadas ou parque e as jogue no lixo. Leve sempre um saquinho.


Não o castigue nem maltrate. Punição física não adianta nada, e não corrige comportamentos indesejáveis. Bater no animal, além de ser um ato de extrema covardia, fará com que ele se torne medroso e inseguro, o que não é bom nem para ele nem para você. Trate seus animais como você gostaria de ser tratado.Este é um princípio básico da humanidade.


Rua não é lugar para o animal estar, ele pode se perder ou ser vítima de atropelamentos, envenenamentos, brigas, etc. Por isso mantenha seus animais dentro de casa. Essa é a única maneira deevitar problemas para eles, para você, e para as outras pessoas também.


Zele pela saúde psicológica do animal, dê-lhe atenção, carinho, estímulos e ambiente adequado.


Castre ou não permita a reprodução dos animais, isso ajuda a evitar que haja mais animais

abandonados. A cada ano, centenas de filhotes indesejados são jogados nas ruas. A maioria morre antes de completar um ano. Mesmo que você esteja horrorizado e convicto de que não abandonará uma ninhada, pense mesmo assim. Não há casas disponíveis para todos os animais. Não é fácil conseguir um lar para todos os filhotes, e você nunca terá garantias de que serão bem tratados.


Seja companheiro sempre! Aprenda a respeitar o jeito de ser de cada animal. Ninguém será capaz

de amá-lo de forma tão desinteressada e isenta de julgamentos como seu animal.


Na velhice, não o desampare. Não é justo que você se desfaça do animal justamente na fase em que ele mais precisará de você. Não seja você mais um a engrossar as fileiras da indiferença e da falta de gratidão. Seu animal o amou e compreendeu a vida inteira… Cuide dele até o fim.


Jamais o abandone! Animais abandonados são presa fácil das piores crueldades. Não caia na conversa de que sempre haverá “alguma alma boa” que cuide dele. A realidade não é essa.


Não compre animais, adote um! Estima-se que, para cada animal comercializado, um é morto na

rua ou nos centros de zoonoses.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Blog do Abrigo! | by TNB | This template is brought to you by : allblogtools.com | Blogger Templates